terça-feira, 17 de abril de 2012

LER PRA QUÊ ?


                            I CURSO DE LEITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAS
"QUARTEIRÃO DE LEITORES"


O MONSTRO DO ANALFABETISMO

O mostro do analfabetismo funcional  enfim encontrou um aluno que não gostava de ler e disse:

      _ Hum... pode  ir pelo caminho dos analfabetos, por que lá é mais fácil...lá você pode ficar à toa quando sai da escola, assistir filmes dos clássicos literários, prejudicar sua vida acadêmica...é muito mais fácil...

     E o aluno foi pelo caminho mais fácil .chegando à casa de sua família , percebeu que todos haviam sumido. Mas estava  lá na sua consciência o monstro da dúvida, e perguntou a si mesmo:

   _ Por que eu tenho que ler? Por que eu tenho que sentir? Por que eu tenho que ouvir? Por que eu tenho que falar?

   Então o monstro disse:

  _Você tem que ler para enxergar melhor, ler para ouvir melhor, ler para falar melhor, ler para sentir melhor...

  Então o aluno prontamente pegou um livro e enquanto lia enxergava  mares, castelos, mártires, outras civilizações.  Logo começou a sentir o vento do deserto, o choro da princesa, a raiva do bárbaro, e melhor passou a falar destes com a propriedade de quem sempre esteve neles...

  Em seguida apareceram seus pais... seus irmãos... primos...todos renasceram da leitura e mostro  do analfabetismo funcional foi embora.  Naquela casa nunca mais faltou livros viventes. E todos viveram felizes para sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário